» Home » Eventos » Sociais » Angariação de fundos e visitas protocolares a merecer destaque
Angariação de fundos e visitas protocolares a merecer destaque
Textos e Fotos:Avelino Teixeira Adiaspora.com Janeiro de 2011
A comunidade portuguesa do Canadá é cada vez mais solicitada para dar ajuda financeira a causas justas: Umas surgem localmente, outras algures em Portugal dadas a conhecer por quem se dedica ao bem do próximo e a melhoramentos públicos, cujos, por vezes, são irrealizáveis pela parte dos respectivos governos e seus contribuintes.
Aspecto geral do salão de festas do Saint John’s Hall
Desta feita, o palco do aconteciemnto foi Saint John’s Hall sito no 2185 da Stave Bank Road em Mississauga. A sala mostrava-se muito composta, na sua totalidade por açoreanos nomeadamente de origem picoense e seus amigos que ali acorreram ao som do brado dado por José Ferreira, proprietário da www.adiaspora.com e pelo PCIM (Portuguese Canada Integration Movement ) sob a presidência de Dinarte Teves, para alertar os picoenses, e não só, para a necessidade de se contribuir para a construção de uma nova sede para a Filarmónica da Piedade do Pico.
Uma das mesas do bufete
O evento teve início com um bufete muito abundante, cuidadosa e esmeradamente confeccionado por Cabral Catering que agradou e saciou na generalidade e foi preâmbulo para uma tarde de entretenimento a cargo do incansável e dinâmico cantor Victor Martins, son de D.J. Sound Mix e apresentação de Bill Moniz.
José Ferreira e Dinarte Teves dão as boas vindas
O espectáculo foi precedido pelas intervenções de José Ferreira e Dinarte Teves que reconhecidamente deram as boas vindas aos convivas e agradeceram a sua presença. Dinar Teves deu a conhecer que o P.C.I.M. por sua vez tinha contribuído com mil dólares para a causa em questão e José Ferreira aludiu á sua passagem pela Ilha do Pico, em 2010, e ao seu contacto com as autoridades camarárias daquela ilha, através do qual he foi dado a conhecer a construção da nova sede e a necessidade que havia para angariar fundos para a construção da mesma.
Presidente da Câmara Municipal
das Lajes do Pico, Engenheiro Agrícula, Roberto Silva
Ouviu-se depois Roberto Silva, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, referir ao acolhimento que lhe foi dispensado pelos açoreanos a viver em Toronto e arredores e ao bem estar dos mesmos em solo canadiano. Mencionou os sacrifícios que estes fazem para educar os filhos razão pela qual nem sempre lhes é fácil visitar a ilha onde nasceram, embora sintam um ardente desejo de o fazer.
Engenheiro Roberto Silva ladeado pelos baleeiros;
João Paulino Monteiro e Albertino José Machado
Aludiu aos seus familiars a viver nos Estados Unidos e às dificuldades que estes tiveram para iniciar uma nova vida e acostumar-se a uma nova pátria. Citou que seu pai também tinha sido emigrante e que por conseguinte tinha um enorme respeito e consideração pelo povo emigrante. Explicou depois, pormenorizadamente, as divesas maneiras como os possíveis interessados poderão contribuir para a juda da construção da nova sede e as diferentes formas como essa contribuição poderá ser reconhecida através de placas a afixar na sala de festas da nova sede.
José Ferreira, João Paulino Monteiro,
Roberto Silva, Albertino José Machado e Dinarte Teves
Salientou a contribuição camarária para com a construção da nova sede com a importância de um milhão de euros e a do Governo Regional dos Açores de 200 mil euros. Disse faltar ainda 350 mil euros que serão angariados através de festas levadas a cabo pelos açorianos a residir na costa leste do Estados Unidos e através da internet em todo o arquipélago açoreano. Disse ainda que a inauguração do imóvel está prevista para as proximidades de Março de 2011.
O baleeiro Albertino José Machado, João Paulino Monteiro e suas famílias
Fez questão de dar a saber que a montanha do Pico tinha sido reconhecida como uma das sete maravilhas de Portugal e que como tal começa a despertar um grande interesse turístico o que de facto virá a favorecer aquela ilha. Afirmou aos picoenses o seu desejo de elevar a freguesia da Piedade á categoria de vila em 2012.
Aspecto da sala de festas do Saint John’s Hall em Mississauga
Por fim aludiu à sua passagem pelos clubes; Amor da Pátria e Asas do Atlântico no dia 29 de Janeiro referindo á importância social destes clubes e à influência que poderão vir a exercer sobre os nossos jovens para que estes não esqueçam suas raízes e mantenham as tradições açorianas e de um modo geral portuguesas.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Sérgio Freitas, Presidente da Filarmónica da Piedade do Pico
sendo entrevistado por Avelino Teixeira
Sérgio Freitas, Presidente da Sede da Filarmónica da Piedade, por sua vez, mediante alguns vídeos, elucidou a audiência sobre o desenvolvimento da construção da nova sede e seus parâmetros bem como ao acesso e uso de todos os picoenses, e não só, que a desejem visitar.
Manuel N. Sousa, José I. Ferreira, Hildeberto Peixoto,
Ana Bailão, Mayor Bob Ford e Engenheiro Roberto Silva
No dia seguinte, 31 de Janeiro, um dia sombrio frio e nevado, o Presidente da Câmara das Lajes do Pico e sua Comitiva, na companhia de José Ferreira, Manuel N Sousa e alguns membros da comunicação social , visitou a Câmara Municipal de Toronto e encontrou-se com o seu recentemente eleito Presidente Senhor Rob Ford e uma das suas vereadoras Ana Bailão responsável pela zona 18 da cidade de Toronto.
O Mayor da cidade de Toronto Rob Ford conversa com o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Engenheiro Agrícula, Roberto Silva
Num ambiente amistoso se bem que protocolar, os dois Omólogos trocaram impressões pertinentes e presentes simbólicos da ocasião, enquanto que era estimulado um convite para que aquele encontro se viesse a repetir na Ilha do Pico.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Mr. Rob Ford agradeceu e prometeu encontrar-se com os picoenses logo que lhe seja possível. E crescentou “ neste momento tenho uma grande e complicada agenda de trabalho que requer prioridade e toda a minha atenção e concentração”. Referia-se, muito naturalmente, à situação económica-financeira em qua a Edilidade de Toronto se encontra e que requer, indubitavelmente, medidas de contingência.
Vereadora Ana Bailão mostrando a sala das reuniões da C. M. de Toronto
a Roberto Silva e Hildeberto Peixoto
No final do encontro, Ana Bailão fez questão de mostrar a sala de reuniões camarárias e algumas dependências adjacentes enquanto que amavelmente se disponibilizava para qualquer pergunta.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
E foram muitas as que surgiram da parte do Presidente da Edilidade Picoense que parecia intrigado pela abertura da sua Anfitriã.
Hildeberto Peixoto, Roberto Silva, José Ferreira e Manuel N Sousa
Hildeberto Peixoto e Presidente Roberto Silva trocam lembranças com o Ministro do trabalho do Ontário, Charles Sousa
Dali partimos para uma visita a Charles Sousa recentemente empossado com a responsabilidade do Ministério do Trabalho da Província do Ontário.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Fomos recebidos na sala de reuniões daquele departamento, onde foram trocadas respectivas lembranças, para depois passarmos pelo gabinete do titular que ainda se encontra em estado de arrumo pelo facto do Mr Charles Sousa ter tomado posse da sua pasta em Dezembro último. Ao sabor de um apetecido café, os Senhores Charles Sousa e Roberto Silva trocaram impressões relacionadas com as suas funções políticas.
Roberto Silva, Manuel N Sousa, Hildeberto Peixoto e José Henrique Brum visitam o Museu dos Pioneiros na companhia de José Mário Coelho
Para terminar a agenda, o Presidente e Vice Presidente da Câmara das Lajes do Pico, ainda na companhia de José Ferreira e Manuel N Sousa, visitou o Museu dos Pioneiros a convite do seu criador, impulsionador e Director José Mário Coelho.
Hildeberto Peixoto, José Mário Coelho, Roberto Silva e Manuel N Sousa brindam a uma visita que ficará para sempre gravada na mente de quem dela fez parte
Dpois de uma visita municiosa sem que contudo fosse esclarecia a preocupante falta de espaço para o abundante e valioso espólio que aquele recanto, de que a comunidade portuguesa de Toronto se deveria orgulhar, já possui, o Anfitrião ofereceu um Vinho do Porto que de uma forma bem agradável e à maneira culminou a agenda de um dia talvez cansativo mas muito agradável na passagem por Toronto do Engenheiro Roberto Silva e Hildeberto Peixoto que com a sua simpatia e comunicabilidade conquistaram os corações de muitos açoreanos que tiveram o ensejo de com eles conviver.
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: